PRÓXIMO CAPÍTULO| 5 Livros com personagens femininas

Olá guerreiras feiticeiros,
como está a sua AVENTURA?
Existem tantas aventuras dentro dos livros e mais outras tantas mulheres fortes prontas para encará-las. Por isso, selecionei 5 livros com personagens femininas, sendo duas obras de fantasia, uma antologia nacional de contos fantásticos e duas distopias.
A jornada começa agora! E os blogs do projeto Próximo Capítulo estão postando os seus 5 livros com personagens femininasbora participar?

1. O Senhor dos Anéis – Personagem marcante: Éowyn
Éowyn

Títulos: Senhora de Rohan,
Princesa de Ithilien,
Senhora Branca de Rohan.
Família: Casa de Eorl.
Nascimento: 2995 da Terceira Era em Rohan.

Éowyn é uma mulher humana nobre de Rohan, que é descrita como uma donzela escudeira ou mulher guerreira. No início da Quarta Era, casou-se com Faramir, Príncipe de Ithilien e Regente de Gondor.
Ela é descrita como uma bela mulher: é alta, magra, pálida, e graciosa, com longos cabelos dourados e olhos cinzentos. Em temperamento era idealista, espirituosa, corajosa e magnânima, mas muito solitária, sacrificou sua própria felicidade por anos para cuidar de seu tio doente e cumprir as responsabilidades de uma donzela escudeira.
Tolkien, nosso amado escritor, escreveu várias passagens únicas que nos mostra o quanto ele estava à frente de seu tempo e o quanto ele possuía empatia. Além de demonstrar a importância e a beleza da honra, da amizade e do sacrifício, ele nos mostrou que mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso da História. E que mesmo que no mundo dos homens (no qual a mulher teve seu espaço de ação limitado), a verdade é que ela pode ter um papel fundamental e não deveria ser subestimada sua vontade de proteger e sua coragem de lutar.
Uma das partes mais marcantes do livro está relacionada à resposta de Éowyn para Aragorn em “O Retorno do Rei“, quando ela diz:

“Todas as suas palavras querem dizer apenas isto: você é uma mulher, e seu papel é na casa. Mas, quando os homens estiverem mortos na batalha e com honra, você tem a permissão para ser queimada na casa, pois os homens não mais precisarão dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, e não uma serviçal. Posso cavalgar e brandir uma espada, e não temo o sofrimento ou a morte.”

E aquela cena dos filmes que te fez arrepiar?
cena eowyn
Mais sobre essa personagem maravilhosa em:
Éowyn, Tolkien & o Dia Internacional da Mulher

2. As Crônicas de Gelo e Fogo – Personagem marcante: Daenerys Targaryen
Daenerys

Títulos: Nascida da Tormenta,
A Não Queimada,
A Renascida do Fogo,
A Mãe dos Dragões,
A Rainha Dragão/de Prata,
Khaleesi do povo Dothraki,
A Quebradora de Correntes,
Mhysa (A Grande Mãe).
Família: Casa Targaryen.
Nascimento:  284 d.c. (depois da Conquista) em Pedra do Dragão.

Daenerys é uma princesa exilada da antiga Casa Targaryen, uma família nobre da cidade de Valíria que governou os Sete Reinos de Westeros a partir do Trono de Ferro por quase trezentos anos. Daenerys, junto com seu irmão Viserys, era uma das últimas sobreviventes da Casa Targaryen. Com a morte de seu irmão, ela é considerada a última sobrevivente da Casa Targaryen e é autoproclamada a legítima rainha e herdeira do trono. Por isso, sua vida passa a estar constantemente em risco, pois o trono usurpado pertencia a Casa Baratheon com o apoio da Casa Lannister.
Em “A Guerra dos Tronos”, ela é uma jovem tímida e humilde que tem pavor do temperamento de seu irmão Viserys, que arranja um casamento entre ela e um poderoso guerreiro do clã selvagem Dothraki. Viserys espera que o casamento lhe compre o exército de Khal Drogo, chamado de khalasar, a fim de reconquistar Westeros e retomar o poder para os Targaryen. Logo, com apenas 13 anos de idade, ela foi vendida por seu irmão para se casar com esse poderoso Dothraki, mas, o que ele não esperava, é que aos poucos ela conquistaria o respeito dele.
No casamento, Illyrio lhe dá como presente três ovos de dragão petrificados. Seu novo papel como khaleesi, esposa de Drogo, faz com que ela se torne uma mulher forte e confiante, levantando-se eventualmente contra seu irmão. Muita coisa acontece, até que ela entra na pira ardente e emerge ilesa com três dragões recém-nascidos, os quais ela nomeia: Drogon, Viserion e Rhaegal. Devido a isso, o restante do khalasar de Drogo jura fidelidade a Dany e ela torna-se a primeira líder Dothraki feminina. Nos outros livros de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, a personagem se desenvolve emocionalmente, além de adquirir exércitos, dragões poderosos e a admiração de outros personagens que juraram segui-la até o fimPor tudo isso, Daenerys é um grande exemplo de personagem feminina que nos inspira.

3. Girl power – histórias de garotas destemidas – Personagens marcantes: As protagonistas de cada conto
DESTEMIDAS

Esse livro está na lista das minhas próximas leituras, pois possui muitas personagens femininas marcantes em um livro só.
Os contos são protagonizados por garotas determinadas, corajosas e dispostas a enfrentar todos os perigos e adversidades em busca de superação. Trata-se de histórias fantásticas que pendem ao terror, destinadas a pré-adolescentes, adolescentes e — por que não?! — também àqueles leitores de todas as idades, dispostos a ler histórias inovadoras que, de quebra, ajudam uma CAUSA SUPER IMPORTANTE!

Fiquei sabendo que toda a renda conseguida com a venda do livro será destinada a essa ONG, que cuida de crianças e adolescentes no ABC paulista que sofreram diferentes tipos de violência, sobretudo abuso sexual.
Para saber mais sobre essa história, acesse:
Sinopse e outras informações sobre “GIRL POWER” 
Como adquirir essa Antologia? 

4. Divergente, Insurgente e Convergente – Beatrice Prior
Tris
Apelido: Tris
Facção de Nascimento: Abnegação.
Facção: Audácia.

“Numa versão futurista da cidade estadunidense de Chicago a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas.”

Tris é descrita no livro como uma garota de rosto estreito, olhos grandes e redondos e um longo e delgado nariz, baixa, pele pálida, de cabelo loiro e olhos azuis. Fez parte da Abnegação, mas ao completar 16 anos, optou pela facção dos corajosos, a Audácia. Ao longo do livro se envolve com seu instrutor de iniciação, Quatro, sem saber no momento que seu verdadeiro nome é Tobias e que, assim como ela, ele também é um Divergente. O teste de Tris mostrou que ela tem aptidão para três facções diferentes: Abnegação, Audácia e Erudição. Situação que colocaria ela e toda a sua família em risco de vida, além de envolvê-la em problemas com o alto escalão da Erudição por conflitos de interesses, levando-a a ter que tomar decisões difíceis. Com muita coragem, Tris passa por provas difíceis e grande sofrimento, mas ela vai até o fim por aqueles que ama, e isso é o que diferencia a personagem daqueles que só amam o poder.

5. Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança – Katniss Everdeen
Katniss
Títulos: Tributo feminino do Distrito 12,
Campeã da 74ª Edição dos Jogos Vorazes.
Apelido: Catnip.
Família: Everdeen.
Nascimento: em Distrito 12.
Símbolo: Tordo

Katniss descreve-se como tendo “cabelo preto liso, pele cor de oliva e olhos cinzentos”, que são características típicas da Costura, a área mais pobre do Distrito 12. Ela normalmente usa o cabelo em uma longa trança nas costas. Também é magra e não muito alta, mas é forte para seu tamanho por causa da caça regular (para alimentar a família) na floresta fora do Distrito 12. Katniss tem 16 anos de idade durante os 74º Jogos Vorazes e 17 nos 75º Jogos Vorazes e durante a rebelião.
Katniss é uma arqueira altamente qualificada, caçadora e alpinista. Ela usa sua habilidade no arco e flecha para marcar um 11 (de um total de 12) durante a avaliação dos Idealizadores em seu primeiro Jogos Vorazes. Além disso, ela geralmente é muito esperta e lógica, exceto nos momentos em que suas emoções se afloram.
Cenas marcantes de “Jogos Vorazes”: Katniss se voluntaria para substituir sua irmã mais nova, Primrose “Prim” Everdeen, depois que esta é sorteada como tributo feminino durante o Dia da Colheita. O que demonstra que ela é verdadeiramente corajosa e coloca sua família acima de tudo, inclusive acima de sua própria vida. No fim dos Jogos Vorazes, Katniss usa seus conhecimentos de caça e tiro com arco para sobreviver, e ela e Peeta se tornam os vencedores após desafiar a tentativa da Capital de forçá-los a matar um ao outro. A coragem de Katniss é simplesmente inspiradora nesse primeiro livro.
Cenas marcantes de “Em Chamas” e “A Esperança”: Após um bombardeio no Distrito 12, Katniss e sua família são realojados no Distrito 13, ela aceita se torna o “tordo” que vira símbolo de uma rebelião dos 13 distritos contra a opressão da Capital. Finalmente, ela mostra sabedoria ao reconhecer que os inimigos vão além das aparências, pois muitas das vezes a sede de poder pode levar os inimigos a fingirem ser amigos, se aproveitando da boa vontade daqueles que realmente estão lutando para construir um mundo livre de déspotas e com justiça social.

Quais desses livros você já leu? Qual dessas personagens é a sua preferida? Animou a colocar um desses livros na sua lista de leituras? Comente aqui embaixo sobre isso. Se quiser participar, também comente quem são suas TOP 5 personagens femininas.

Veja os outros posts do Próximo Capítulo: Apresentação do ProjetoAs 10 capas mais bonitas da estanteAcesse os outros blogs participantes, e conheça outros TOP 5 LIVROS COM PERSONAGENS FEMININASEnjoy Books, Pétalas de Liberdade, Nerdisse, Galáxia dos Desejos, Próxima Primavera e Degradê Invisível.

Até a próxima, aventureiros!
Se ainda não é inscrito no Canal, clique aqui e se inscreva.
Acompanhe o blog também no Facebook clicando aqui.

4 comentários em “PRÓXIMO CAPÍTULO| 5 Livros com personagens femininas

Adicione o seu

  1. Republicou isso em Terras Pardas Oficiale comentado:
    Olá guerreiras e feiticeiros,
    como está a sua AVENTURA?
    Existem tantas aventuras dentro dos livros e mais outras tantas mulheres fortes prontas para encará-las. Por isso, selecionei 5 livros com personagens femininas, sendo duas obras de fantasia, uma antologia nacional de contos fantásticos e duas distopias.
    A jornada começa agora! E os blogs do projeto Próximo Capítulo estão postando os seus 5 livros com personagens femininas, bora participar? ♥

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑