Éowyn, Tolkien & o Dia Internacional da Mulher

Bom dia, guerreiras fortes e destemidas! Aqui estão dois trechos de O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien que nos inspira a saber bem o nosso lugar em uma história! Leia e participe de uma aventura junto à Éoywn, aquela que derrotou o poderoso Rei-Bruxo de Angmar (mesmo que os homens lhe digam para ficar em casa em segurança):

1o TRECHO

Serei sempre eu a escolhida? – disse ela num tom amargo. – Serei sempre deixada para trás quando os Cavaleiros partem, para cuidar da casa enquanto eles ganham fama, e para preparar-lhes cama e comida, esperando seu regresso?

– Logo pode chegar um tempo – disse ele – em que ninguém retornará. Então haverá necessidade de valor sem fama, pois ninguém se recordará dos feitos realizados na derradeira defesa de suas casas. Apesar disso, os feitos não serão menos corajosos por não serem celebrados.

E ela respondeu: – Todas as suas palavras querem dizer apenas isto: você é uma mulher, e seu papel é na casa. Mas, quando os homens estiverem mortos na batalha e com honra, você tem a permissão para ser queimada na casa, pois os homens não mais precisarão dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, e não uma serviçal. Posso cavalgar e brandir uma espada, e não temo o sofrimento ou a morte.

images (23)

– O que teme, senhora? – perguntou ele.

– Uma gaiola – disse ela.
– Ficar atrás de grades, até que o hábito e a velhice as aceitem e todas as oportunidades de realizar grandes feitos estejam além de qualquer lembrança ou desejo.

2o TRECHO

Uma espada tiniu ao ser sacada. – Faça o que quiser; vou impedi-lo, se conseguir.

-Impedir-me? Tu és tolo. Nenhum homem mortal pode me impedir!

-Mas não sou um homem mortal! Você está olhando para uma mulher. Sou Éowyn, filha de Éomund.

image

Segurava uma espada na mão, e erguia o escudo contra o horror dos olhos do inimigo. Era Éowyn, e também Dernhelm. Mesmo assim, ela não recuou: donzela dos rohirrím, filha de reis, esbelta e ao mesmo tempo como uma lâmina de aço, bela mas terrível.

(Trechos de O Retorno do Rei).

FELIZ DIA DA MULHER! Seja uma Éowyn!

 

 

4 comentários em “Éowyn, Tolkien & o Dia Internacional da Mulher

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑