Entrevista de Ana Lúcia Merege, autora de O Castelo das Águias e Autora Parceira do Blog Capítulo 1

FANTASIA
SITE OFICIAL: 
http://castelodasaguias.blogspot.com.br
FACEBOOK: 
https://www.facebook.com/castelodasaguias/

Todo escritor foi primeiro um leitor. Por isso, estou curiosa para te conhecer também como leitora. Eu queria saber: quando e por que você começou a ler? E qual foi o primeiro livro que você leu? Eu comecei a ler bem criança, nem me lembro quando. Tinha muitos livros em casa, e minha família sempre comprou outros especialmente para mim. Eu curtia mais histórias de aventura, muitas das quais recontadas: histórias como a de Robin Hood, Peter Pan, Os Três Mosqueteiros… Não me lembro do primeiro que li (tenho uma recordação muito antiga do Mogli), mas vou destacar a importância dos livros da Ediouro, da Coleção Vaga-Lume e do autor que eu acho que foi realmente emblemático na minha infância, Malba Tahan.

Qual é a importância da leitura para você? O que você sente quando você está lendo? Se o livro for realmente envolvente, eu mergulho na leitura, abro uma espécie de “canal” que me leva para dentro dele, me conecta com aquele universo. Mas… eu acho que isso é praga de revisor, começou depois que passei a fazer leitura crítica, copidesque e revisão… agora tenho tendência a dar mais importância a furos na trama, problemas de escrita e estrutura e, ainda, erros de ortografia, concordância e digitação. Mas normalmente o entretenimento ainda compensa.

Quais são seus gêneros literários preferidos? Gosto de quase tudo. Destaco os livros de aventura e os romances históricos, mas têm de ser bem escritos e com a trama convincente. Gosto muito de fantasia, mas sou bem mais chata com esse gênero do que com o de aventura pura e simples, porque prefiro acompanhar o herói em sua jornada pessoal do que ver a grande cena, com exércitos lutando, Bem e Mal absolutos, toda uma cosmogonia, sistema de Magia… Livros assim têm que passar esse background de maneira discreta, o que nem todos conseguem fazer, embora alguns façam muito bem. Posso dizer que fantasia histórica com aventura é meu gênero preferido!

Qual escritor te marcou e por quê? Malba Tahan, que preencheu minha infância de maravilhas; Marion Zimmer Bradley, independentemente da sua trajetória pessoal, que me apresentou a toda uma nova visão acerca de fantasia e do mito arturiano, que eu já conhecia; Ursula Le Guin, que levou minha ideia de magia (e como trabalhá-la em fantasia) a outro nível; Michael Ende, que através de “A História Sem Fim” me ajudou a reafirmar minha decisão de me tornar escritora. E os poetas Fernando Pessoa e Cecília Meireles, porque seus versos sempre me falaram à alma.

Qual seu personagem literário preferido e por quê? D. Quixote, pois sou exatamente como ele, me fantasio dos meus próprios personagens… e, se entro numa batalha, é sempre em busca da paz.

Agora quero te conhecer mais como escritora e saber mais sobre o(s) seu(s) livro(s). Quando e por que você começou a escrever? Quais livros você já publicou? Comecei a escrever desde que comecei a desenhar, os “bonequinhos” que eu rabiscava tinham suas próprias histórias, muitas vinham com balõezinhos de fala. Acho que era uma necessidade de extravasar as histórias que eu criava – e imagino que essas histórias tenham me ajudado com a auto-expressão, a afirmação, o enfrentamento de problemas. É para isso que elas servem, não é mesmo? 😉 Dentre os livros publicados então O Caçador, O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos, A Fonte Âmbar, O Tesouro dos Mares Gelados, O Jogo do Equilíbrio (fantasia para jovens e jovens adultos); Anna e a Trilha Secreta, Pão e Arte (fantasia infantojuvenil); Os Contos de Fadas: origens, história e permanência no mundo moderno (um livro de não-ficção, introdutório, para quem estuda contos de fadas). E muitos contos em e-book e em coletâneas online: de fantasia, de terror, insólitos.

Alguém já falou ou escreveu algo sobre o seu livro que te deixou feliz ou surpreso? Sim, eu tenho feedbacks maravilhosos especialmente sobre Anna e a Trilha Secreta e O Castelo das Águias. Anna, protagonista de ambos (que é meu alter-ego) foi elogiada como exemplo de personagem feminina bem construída (para ser justa posso dizer que foi criticada também, e pelos mesmos motivos que valeram os elogios!) e houve quem me dissesse que O Castelo mudou sua vida, que restaurou sua vontade de ler fantasia, que o despertou para a fantasia nacional… Quanto a Anna e a Trilha Secreta, adorei ter ouvido de alguém que lhe fez falta um livro assim na pré-adolescência, e que uma menina que se sinta insegura e inadequada irá se beneficiar com essa leitura.

O Blog Capítulo 1 e o Canal Taverna das Terras Pardas te agradece muito por essa entrevista exclusiva. Mas, para finalizar, queremos saber se seu livro está disponível em ebook ou físico e como podemos adquiri-lo.

Todos os que citei lá em cima estão disponíveis fisicamente, exceção feita a O Jogo do Equilíbrio e O Tesouro dos Mares Gelados, pois esses, agora, só existem em e-book. A trilogia do Castelo e a Anna existem em e-book, assim como na versão física. Tenho muitos contos para ler também. Tudo pode ser encontrado na Amazon, e os livros da Draco também na Saraiva, Cultura e outras. Para concentrar tudo, sugiro uma visita às minhas páginas, onde também encontrarão links para os contos e para as coletâneas que organizei.

http://castelodasaguias.blogspot.com.br/

http://estantemagica.blogspot.com.br/p/publicacoes.html

 

Anúncios

Um comentário em “Entrevista de Ana Lúcia Merege, autora de O Castelo das Águias e Autora Parceira do Blog Capítulo 1

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: