Entrevista de Milton Xavier, autor de Os Mestres Universais

Ficção Científica
Site Oficial:
http://www.osmestresuniversais.com
Facebook: http://www.facebook.com/osmestresuniversais/

Todo o escritor foi primeiro um leitor. Por isso, estou curiosa para te conhecer também como leitor. Eu queria saber: quando e por que você começou a ler? E qual foi o primeiro livro que você leu? Nos tempos de escola era obrigado a ler Machado de Assis, José de Alencar e outros autores nacionais. Muito chato. Na faixa dos 12 anos minha professora de português pediu a leitura de Fernão Capelo Gaivota. Fiquei encantado e desde então não parei de ler. O engraçado é que depois acabei lendo e gostando de Machado de Assis, José de Alencar, Érico Veríssimo, e tantos outros.

Qual é a importância da leitura para você? O que você sente quando você está lendo? Imprescindível. Meu filho de 11 anos sempre está com um livro nas mãos, além dos obrigatórios da escola. O incentivo à leitura deve começar cedo. Sobre o que sinto: incorporo-me aos personagens, procuro sentir o que sentem, vivencio cada momento.

Quais são seus gêneros literários preferidos? Ficção científica, espionagem e romances.

Qual escritor te marcou e por quê? Érico Veríssimo me fez chorar na adolescência quando li Olhai os Lírios do Campo. Muitos outros me encantaram. Se tiver que escolher um diria que O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams é o que mais me encantou.

Qual seu personagem literário preferido e por quê? Para manter uma lógica com a resposta anterior diria que Ford Prefect e Arthur Dent – personagens principais de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Agora quero te conhecer mais como escritor e saber mais sobre o seu livro. Quando e por que você começou a escrever? Quais livros você já publicou? Escrevo desde criança. Infelizmente descartei tudo o que escrevi por um ou outro motivo, irrelevantes neste momento. Os Mestres Universais nasceu da interação entre mim e meu filho Rafael, hoje com onze anos. Quando Rafael tinha seis anos adorava o desenho do Ben 10, um menino que usa uma espécie de relógio para se transformar em vários monstros bonzinhos e do bem. Sua mãe já não aguentava mais ouvi-lo mencionar o Ben 10 e eu já estava incomodado. Certo dia, no trânsito a caminho de casa, perguntei a ele se não queria criar uma história e expliquei como fazer isso. Foram meses nessa brincadeira. Os Mestres Universais é um reflexo da criatividade e imaginação do Rafael. Tenho dois livros escritos e estou na metade de um terceiro. Publicado apenas Os Mestres Universais.

Você poderia nos apresentar Os Mestres Universais a partir de uma nova perspectiva com exclusividade para o Blog Capítulo 1O livro Os Mestres Universais foi escrito para entreter jovens de todas as idades. A aventura se passa em vários locais do universo e encontros insólitos acontecem com frequência. Como seria interagir com extraterrestres? Sentimentos humanos como alegria, raiva, medo, revolta e tantos outros são comuns e inerentes a todos os povos do universo?
Duas perguntas já me fizeram: “De onde você tirou os nomes dos personagens e os lugares mencionados no livro?” e “Existe base científica naquilo que mencionou ou tudo é ficção e imaginação?”

Os Mestres Universais é uma história de ficção científica totalmente nova, não me baseei em nenhuma obra existente nem tampouco usei ideias pré-concebidas para criá-lo. Sobre os nomes, situações e lugares o que posso dizer é que simplesmente nasceram de forma natural em função dos momentos da aventura.
A segunda resposta é mais delicada. Quando falo de gravidade, velocidade da luz, distâncias entre os planetas do sistema solar e outras coisas, tudo está devidamente alicerçado em exaustivas pesquisas. Mas, é um livro de ficção científica e não poderia me ater às leis da física e química como são hoje. Tudo dentro do bom senso.

Alguém já falou ou escreveu algo sobre o seu livro que te deixou feliz ou surpreso? Desde a chegada do livro meu filho não parou de ler. Certo dia, enquanto descia do carro, ouvi do Rafael a seguinte frase: “Este livro vai ser um sucesso!”. Ele não se dirigiu a ninguém, falou para si mesmo e foi isso que mais me encantou.

O Blog Capítulo 1 e a Taverna das Terras Pardas te agradecem muito por essa entrevista exclusiva. Mas, para finalizar, queremos saber se seu livro está disponível em ebook ou físico e como podemos adquiri-lo. Disponível para compra nas Livrarias Cultura, Martins Fontes e Saraiva (físico e ebook). Para quem mora em Fortaleza e região ainda tenho algumas unidades em mãos.

Anúncios

3 comentários em “Entrevista de Milton Xavier, autor de Os Mestres Universais

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: